top of page

Blog da Fê Luchesi 

Uma viagem diferente! Indo para o Uzbequistão

  • Fê Luchesi
  • 13 de jun. de 2016
  • 8 min de leitura

Independence Square IN UZBEQUISTAN FE LUCHESI

Esse mês fiz uma super viagem para a Asia Central! A ásia Central fica entre a Rússia, China e índia.

Meu primeiro destino foi o Uzbequistão. Passei pelas cidades de Samarkand, Bukhara e Tashkent (capital). Fui para outros países como Quirguistão e Kazaquistão, mas só vou falar de um país agora.

DADOS GERAIS

O Uzbequstão se tornou independente em 1991, quando a URSS acabou. A partir daí, um sistema de presidencialismo se instaurou, porém ainda se vê muitas restrições em relação a liberdade. Eles não podem sair do país sem visto de saída. Eles só podem sair do país com no máximo 2 mil dólares.

O Wifi é raro e muito ruim, até no nosso hotel , a internet era tão ruim que eu não conseguia nem abrir uma página na internet.

LÍNGUA

Eles falam a língua local que se chama Uzbeque, porém todo mundo fala Russo, por causa da época da União Soviética. O inglês é pouco falado, é raro encontrar alguém que fale bem. Nas grandes cadeias de hotéis normalmente você não terá problema, porém nos restaurantes e lojas é bem difícil de se comunicar, por isso é essencial ter um bom guia para lhe ajudar com todos os trâmites. Nós gostamos tanto do nosso guia local que decidimos levar ele para todos os outros países, e foi a melhor coisa que fizemos, pois tivemos vários probleminhas que poderiam se tornar em grandes dores de cabeça!

Contato do nosso guia:

Batir Shamakhudov - +998 911 646660 – batirshamakhsudov@gmail.com

MOEDA

O sistema monetário é complexo. O câmbio negro é usado por quase todas as pessoas.

Para trocar 1usd no mercado negro você recebe aprox 6000 Sum (moeda local), no banco você recebe metade, somente 3000 sum. Por esse motivo o ideal é levar dinheiro vivo e trocado, e não usar cartão de crédito. A maioria dos lugares não vai nem aceitar, principalmente mercadinhos e nos bazares. Para se ter uma ideia, uns 80% da população não tem conta em banco porque não confia no sistema. A gorjeta é muito bem aceita em todos os lugares. Eles ficam bem felizes em receber, já que recebem muito pouco por seus trabalhos. Um salário excelente seria o equivalente a ganhar 2 mil dólares. Muitos Professores e médicos ganham 300 dólares por mês.

A maioria das coisas são bem baratas, até lavar a roupa no hotel valia a pena. O item mais caro que comprei foi um sobretudo e um blazer de algodão todo bordado a mão , incrível , por 100 usd os 2.

Em todos os lugares você pode negociar bastante!

ECONOMIA

O país é praticamente todo agrícola, rico em gás e algodão. São grandes produtores de frutas, como, cereja, damascos, maçãs, e muitas frutas secas. O país tem 32 milhões de habitantes.

ALIMENTAÇÂO

Eles comem muito carneiro e gostam de comer carne de cavalo, porém como um embutido, igual a um salame. Eu provei, mas não gostei muito. Os famosos kebabs, são as carnes grelhadas em um forno especial, mas só vem acompanhado de um pão, tipo pão sírio, cebola e tomate. A comida é bem fraca, e eles não são muito limpinhos não. O que é gostoso mesmo são as saladinhas de entrada e o pão. Não vai achando que terá manteiga e azeite para comer com o pão...eles comem puro mesmo.

pao uzbequistao

Se você pedir beef, provavelmente vai receber uma kafta. E o frango vai vir com muita gordura que quase não vai conseguir achar carne.

Raramente você vai achar gelo, quase todas as águas que bebemos vem em temperatura natural, e como é muito quente, ela fica bem morna mesmo. Tenso!

HOSPEDAGEM

O ideal é ficar em um hotel de cadeia como Hyatt, Hilton, Novotel, ou algum dos grandes hotéis para que você tenha wifi, uma boa comunicação e apoio e mais opções ocidentais de alimentação. Eu fiquei num hotel grande deles chamado Lotte, pois não tem muitas cadeias de hotel em Tashkent, e fazíamos o bate e volta nas cidades ao redor.

A academia do hotel era velha, porém tinha tudo que eu precisava. Bons pesos e barras , e 2 multiestação. O café da manhã era gostoso. Tinham muitas castanhas, com um lugar para pegar omeletes, pães doces e tal. Na rua pertinho do hotel, tem um café na esquina que é legal e um shoppinzinho com praça de alimentação.

CLIMA & DRESS CODE

O clima é bem árido, então faz muito calor. A noite a temperatura em junho cai um pouco , mas não muito.

A maioria é muçulmana, porém eles são super tranquilos e muito preocupados com os radicais, porque estão muito próximos do Afeganistão e Irã. A polícia controla muito a religião para que não tenha nenhum fanático disseminando algo no país. Muitas vezes tem policiais durante as rezas para controlar se o Imã (padre) não esta profetando nada duvidoso.

Por serem mais soft, não há nenhuma preocupação com a vestimenta das mulheres. Pode usar shorts, saia, regata, decote, claro, que nada muito exagerado. Se você for em época de calor, pode levar regata, saia, vestido e rasteirinha.

INTERESSANTE

Eles não tem legislação de proteção de marcas, então eles copiam muitas marcas americanas como Victoria Secrets, Dunkin Donuts, Heinz e montam lojas com os mesmos tipos de produtos ou somente usam os logos ou cores. É muito engraçado ver isso! Tinha lanchonete chamada Burguer King e outra Big Mac!rs

dukin donuts in uzbequistan

Victoria secrets in Uzbekystan

Samarkand

Para chegar nessa cidade peguei um trem que nos levou em 2h para lá. Como meu ticket era de primeira classe, a cabine tinha um beliche e um banheiro com chuveiro. A limpeza era meio duvidosa, mas como não tínhamos escolha, deitamos na cama e tiramos uma sonequinha até chegar lá.

train to samarkand

A cidade é bem arrumadinha e tem lindos mausoléus, mesquitas e construções.

Pontos turísticos:

- Gur Amir: Mausoleu de Amir Timur, o grande General e herói deles.

Gur Amir

Gur Amir, fernanda luchesi

- Shahi Zinda: São vários mauzoléus, e a arquitetura é linda. Dizem para você contar os degraus para subir e para descer e fazer um pedido no final que vai realizar.

- Square Registon: É a coisa mais linda de se ver. Uma praça com 3 prédios que eram madrassas (faculdades) de Filosofia, Matemática e Astrologia. Dentro de um dos prédios, você vai olhar para cima e vai achar que o teto é côncavo, porém ele é reto. A pintura é uma ilusão de ótica!

Dentro são lojinhas. Negocie bastante porque eles vão lhe empurrar os preços. Normalmente um potinho de cerâmica pequeno para colocar azeitonas custa 1 dólar, e não 4, como eu paguei!

Square Registon

fernanda luchesi in Square Registon

- Bazaar : Você vai ver muitas frutas, legumes e doces. Muito legal para comprar cerejas e alguns doces típicos.

- Almoço: Comemos no Restoran Samarkand , um lugar bem bacana. Super grande onde as pessoas locais vão para comer. Se você chegar mais no final do dia poderá encontrar quase uma balada. A música começa a aumentar e as pessoas a levantar da mesa para dançar. Não estranhe uma tacinha de licor na mesa junto com seu copo de água, são as tacinhas para tomar vodca, bebida típica deles. E não queira misturar com refrigerante, eles bebem puro! Quem mistura é considerado fraco! Rs E as mulheres bebem tanto quanto os homens. Foi nesse lugar que provei a carne de cavalo pela primeira vez. Eles comem como um salame e meio frio....não gostei muito.

horse meat in samarkand

Restoran Samarkand

BUKHARA

A cidade fica 200m acima do mar. Tiveram muita influência persa e a cidade tem 2500 anos!

Estava muuuuito calor e abafado! A coia boa é que é tão seco que você não fica suando!

A cidade é bem pobre e com muita areia. Se tiver calor vá com roupas bem leves porque é muito quente. Tome muita água. Compre sempre as que estiverem lacradas.

Pontos Turísticos:

- Ismail Samanids – Uma construção no meio de um parque em que tem uma fonte de água que eles dizem que é milagrosa. Não tive coragem de beber porque todos bebem do mesmo copo!

Ismail Samanids

Fernanda luchesi in  Ismail Samanids

- Chashmai Ayub

- Bolo Hauz- é uma mesquite linda em que as pilastras são feitas de madeira ornamentadas e parecem que estão somente encaixadas no teto...incrível .

- Lyabi Hauz- é onde fica umas construções em volta de um lago, um lugar super gostoso de passear. Foi dentro da construção principal que vimos um desfile com show de dança. Eles colocam várias mesas no centro do prédio e servem o jantar enquanto os turistas assistem ao show. A comida não é boa, mas as saladas são.

- Trade Domes- como se fosse o shopping deles. Tem várias lojinhas com tapetes, e é o local onde você pode comprar os famosos bordados Suzane. Tem em todas as lojinhas e o importante é pedir descontos! Comprei 2 capas de almofadas bem legais! Comprar um manta para cadeira ou cama também é bacana.

Trade Domes

- Kalon complex- Esse realmente é um lugar que vale a pena passar. O maior minarete da Asia Central fica nesse lugar, assim como a universidade do islã que funciona normalmente hoje em dia e é proibido entrar para visitar.

fernanda luchesi in Kalon complex

- Chor Minor- Um lindo monumento em que foi construido por um turco rico para ser uma escola para as ciranças do bairo, porém hoje é somente um local com lojinhas. Vale a pena a foto! Eles dizem (de brincadeira) que as 4 torres são as 4 mulheres que os muçulmanos pode ter.

fernanda luchesi in Chor Minor

Restarurantes:

- Almoço: Ismoil é famoso pelo carneiro. Eu não achei tão gostoso, mas as entradinhas de salada são boas. Eles vem com uma bandejona e você escolhe o que quer comer.

- Jantar: O Old Bukhara é super gostosinho, ao ar livre, e tem até wifi! A comida é um pouco mais ocidental, tem batata frita e o serviço é bem bom! Tem alguns garçons que arranham o inglês.

old bukara and fernanda luchesi

TASHKENT

Tashkent é a capital do Uzbequistão. A cidade é super arrumadinha. Tem muito verde e lindos parques.

Em 1966 teve um grande terremoto, que inclusive é super comum na ásia central, que quase acabou com a cidade. Após esse momento, muitas coisas foram reconstruidas.

Eles tem o algodão como principal produto, e até o time de futebol se chama "cotton picker" cortador de algodão.

Eles tem 2.5 milhões de habitantes e é a principal cidade com 2200 anos. Eles adoram filmes e já tem seu próprio Holliwood que se chama Uzbequewood.

Pontos Turísticos

- Independence Square: Antigamente era conhecida como a Lênin Square. É um parque lindíssimo para passear e namorar. Tem os monumentos da segunda guerra mundial que são super bem feitos.

- Chorsu bazar: vale a pena para conhecer como eles fazem os pães "chermoai", que eles comem em todos as refeições. Você pode comprar um desses quentinho. Vale a pena!! Tem vários produtos diferentes como a bola de iogurte que as crianças comem para aumetar o cálcio e os homens comem com cerveja. Você verá os cristais de açúcar e outras guloseimas que eles adoram!

Na parte de carne você pode ver o mercado de carne de cavalo, ovelha e outros.

FERNANDA LUCHESI IN Chorsu bazar

FERNANDA LUCHESI IN Chorsu bazar

FERNANDA LUCHESI IN Chorsu bazar

FERNANDA LUCHESI IN Chorsu bazar

- Square: Para ver a madrassa (faculdade antiga)

- Hazrati Imam Square

Restaurantes

- Almoço: No Pilov Samsa UZ você vai provar o famoso pilaf. Uma comida típica de arroz , legumes, carneiro e salame de cavalo. Eles só servem esse prato que é feito em uma frigideira gigante. Peça também as samosas. Os locais vão nesse restaurante para almoçar rapidamente e voltar ao trabalho.

Pilov Samsa UZ
Pilov Samsa UZ
Pilov Samsa UZ
Pilov Samsa UZ

- Jantar: O Basilic é o melhor restaurante da cidade. Super arrumadinho, charmoso com música ao vivo. A comida é bem gostosa, mas somente a hostess que falava inglês bem.

Vocabulário:

- Vinho: vino

- Pão: Non

- Me traga: Bering

- água: Suv

- Obrigada : rarr mad

Que tal??? Se quiser mais dicas me mande um email!

pelomundotodo@gmail.com

Beijos e Boa trip!

FÊ LUCHESI!

Recent Posts
Archive
Tags
Follow Us
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

© 2019 por Pro Style Coach Consultoria e Treinamentos

bottom of page